CT&I subsidia elaboração do PDI Bahia 2035
- Amanda Almeida
- 17 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
O tema do seminário é considerado estratégico para o desenvolvimento da Bahia
Com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), as Secretarias do Planejamento (Seplan) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) debateram sobre o assunto considerado estratégico para o desenvolvimento da Bahia. O segundo encontro do Ciclo de Seminários Temáticos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035 - Infraestrutura para o Desenvolvimento, realizado nesta terça-feira (16), no auditório da Seplan, reuniu agentes do ecossistema de CT&I para o planejamento das políticas públicas de longo prazo, buscando a eficiência da gestão pública do estado.

O chefe de Gabinete da Seplan, Claudio Peixoto, abriu as atividades em nome do vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, ressaltando a importância da realização dos encontros para buscar compreender as necessidades do estado para continuar avançando no planejamento da gestão pública. Para o chefe de gabinete da Secti, Rodrigo Hita, que representou o secretário Vivaldo Mendonça, o Governo do Estado acerta ao propor um planejamento de longo prazo, com políticas públicas de estado, através de um debate temático rico e colaborativo. “É importante ter a ciência, a tecnologia e a inovação inseridas nesse debate. Desta forma, vamos garantir os recursos e investimentos necessários para pesquisa e inovação na Bahia”, disse.
Na ocasião, foram realizadas três mesas temáticas: a Inovação Tecnológica, o Sistema de CT&I na Bahia e as Inserções Tecnológicas. Na primeira mesa, o presidente da Softex, Ruben Delgado, apresentou as perspectivas de inovação para o Brasil e a Bahia, e Horácio Hastenreiter, da Universidade federal da Bahia (Ufba) abordou a 4ª Revolução Industrial. Como subtemas da segunda mesa temática, o debate ficou em torno dos avanços do Marco Legal da CT&I, abordado pelo representante da UESC, Gesil Amarante, e a Articulação Institucional em CT&I na Bahia, com o palestrante Adhvan Furtado, do Senai Cimatec. Na terceira e última mesa temática, assuntos como as Tecnologias Sociais e a Educação, Tecnologia e Empreendedorismo foram debatidos após explanações de Fábio Silva, do Novo Jeito, e de Karina Menezes, da Raul Hacker.
O PDI Bahia 2035 busca pensar numa estratégia de longo, médio e curto prazo para o estado, apontando potenciais vetores de desenvolvimento, guiando a ação do estado para a visão de futuro definida nas diretrizes e metas do Plano Estratégico e oferecendo elementos objetivos que norteiem a elaboração dos próximos quatro planos plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentárias Anuais (LOA), planos setoriais e planos estratégicos organizacionais.
Comments