Fabesp leva Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para diversas regiões do estado
- Caio Issa
- 24 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Projetos aprovados em Edital contemplam cidades como Itabuna, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, dentre outras
Calcular a merenda escolar através de aplicativo, aprender matemática utilizando robótica educacional e usar cálculos para consumir, de forma consciente, a energia elétrica. Estes são alguns dos projetos que farão parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Bahia, com o tema “A Matemática está em tudo”. As iniciativas foram contempladas através do Edital POP Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), que é vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Dez projetos foram aprovados para receber incentivo e apresentar, não só em Salvador, mas em toda a Bahia, as propostas tecnológicas ligadas à temática da SNCT, entre os dias 23 a 29 de outubro. Itabuna, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, Feira de Santana, dentre outros municípios receberão o evento nacional, que, na capital, acontece na Alameda de Serviços do Salvador Shopping, de 26 a 29 de outubro, seguindo o horário de funcionamento do centro de compras.
Responsável pelo projeto “Matemática em toda parte”, a mestre em educação Ednailza Miranda, 47 anos, mostra suas ideias, com variada programação, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, durante a Feira de Ciência e Inovação. “Vamos ter jogos que despertam o raciocínio, teatro para contar a história da matemática, oficinas de robótica e uma série de atividades para mostrar aos estudantes que a matemática não é um bicho de sete cabeças’’, diz.
Segundo Ednailza, a aprovação no edital vem para somar ao projeto que eles já realizam na escola. “Temos uma horta comunitária, que foi feita pelos alunos, com cálculos e divisão de local para as plantações. Além disso, todas as colheitas que fazemos são para a merenda escolar. A aprovação do projeto veio para casar com o que já fazemos aqui”, conta. Assim como ela, o especialista em computação científica Hugo Saba, 45 anos, também levará seu projeto “Aprendizagem da Matemática utilizando a robótica educacional” para escolas públicas, neste caso, de Lauro de Freitas. “Essa demanda surgiu após perceber que faltava estímulo dos estudantes no envolvimento das atividades escolares. Através da robótica e da lógica matemática, a gente trabalha o raciocínio dos estudantes e o interesse de forma lúdica e dinâmica”, explica.
Os projetos aprovados:
1.Calculando a merenda escola: ressignificando a matemática na escola; (Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e São Felipe)
2.Popciências – Festival bairro escola universidade; (Escola politécnica da UFBA)
3.Feira de Ciência e inovação: Matemática em toda parte; (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna)
4. Biênio da matemática Carloman Carlos Borge; (Feira de Santana)
5. Aprendizagem da Matemática utilizando a robótica educacional; (Lauro de Freitas)
6.A matemática na produção animal: aplicando na prática este conhecimento; (Mercês - São Gonçalo dos Campos)
7. Mostra itinerante: a matemática e o consumo consciente de energia; (Feira de Santana)
8. A matemática está na onda elétrica – jornada interativa de engenharia elétrica; (Escola Politécnica da UFBA)
9.Matemática na biologia; (Instituto de Física - UFBA)
10.14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: A matemática está em tudo (UFBA).
Comentários