Secti estimula projeto tecnológico inovador para o SUS
- Amanda Almeida
- 25 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Discutir sobre a criação de uma plataforma de inovação tecnológica voltada para o melhor atendimento do Serviço Único de Saúde (SUS). Esta foi a proposta da oficina FESFTECH, que reuniu profissionais de empresas públicas e privadas do setor, desde a manhã desta segunda-feira (24), no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, gerido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A discussão termina nesta terça-feira (25) com a elaboração de relatório, plano de ações e visitação técnica às instalações do CIDACS e Cimatec.

O projeto idealizado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS/BA), incentivado pela Secti, consiste numa gestão compartilhada e linguagem unificada de dados na saúde, com transparência, segurança e criptografia, para fomentar e desenvolver o SUS em todo estado.
Durante a abertura da oficina, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, estimulou a discussão para a viabilização da Plataforma como forma prática da atribuição da Secti de fomentar a tecnologia no estado. “Já assinamos o termo de cooperação técnica com a FESF-SUS também como forma inicial de incentivo para a criação da Plataforma. É uma integração de estratégias e políticas públicas no desenvolvimento da tecnologia. Torna-se necessário o desenvolvimento da tecnologia para melhoria da aplicação dos recursos e no atendimento ao cidadão”, disse o secretário, ressaltando a honra de, através da Secti, poder cuidar, mesmo que indiretamente, da saúde das pessoas.
Na prática, a plataforma visa disponibilizar em uma rede de informações todos os dados do serviço de saúde, atualmente separados, seja no Ministério da Saúde ou nas Secretarias Estadual e Municipais da Saúde. De acordo com a proposta, os médicos terão acesso aos históricos dos pacientes (doenças acometidas, internamentos e medicamentos), bem como será possível o controle de estoque de medicamentos e vacinas. As fichas dos pacientes também poderão ser acessadas pelos próprios atendidos.
O evento trouxe os consultores Gabriela Alves, Hêider Pinto, Igor Gomes e Silvio Araújo, e recebeu representantes do Ministério da Saúde (MS); das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Administração do Estado da Bahia (Saeb); da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE); da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES); do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS); das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e da Bahia (Ufba); da Bahia Investe; da Unipartners Participações e Core Consulting.
Comentários